Descrição:
Baseado na série animada de mesmo nome, que conta com Samuel L. Jackson (Shaft, Jumper, Pulp Fiction) no time de dubladores, Afro Samurai conta a história de um samurai negro que viu seu pai, o “Número Um”, ser morto quando ainda era criança.
Segundo a história do anime, que se passa em um “Japão Feudal futurista”, aquele que possuir a bandana de “Número Um” reinará na terra como um deus. O pai de Afro — dublado por Samuel L. Jackson — possuía a bandana quando o personagem era criança. Ao ser desafiado pelo “Número Dois”, o pai do garoto foi derrotado. Afro herdou então a bandana de “Número Dois” e agora percorre o mundo atrás do assassino de seu pai, em busca de vingança.
O jogo, disponível para Xbox 360 e Playstation 3, põe o jogador na pele de Afro, buscando a vingança pela morte de seu pai, em busca da bandana que o fará um deus entre os homens.
Assassin's Creed II
Descrição:
No Assassin’s Creed 2, Altaïr não está mais presente. O personagem que protagonizou o primeiro título está aproximadamente trezentos anos no passado, e agora o protagonista é Ezio, que, por “coincidência”, é a palavra italiana para águia.
Ezio Auditore é um nobre de Florença, descendente de Altaïr, e trará para a franquia uma série de modificações. Entre as principais estão nadar e voar (sim, voar), sendo que para esta segunda o protagonista utilizará nada menos que a máquina voadora de Leonardo Da Vinci, uma espécie de avó da asa-delta.
Outras mudanças interessantes são a variedade das armas, que aumenta consideravelmente, liberando machados, outras espadas, lanças, duas lâminas escondidas e muitas outras armas. O jogo se passa em Florença e outras cidades vizinhas.
Ezio Auditore é um nobre de Florença, descendente de Altaïr, e trará para a franquia uma série de modificações. Entre as principais estão nadar e voar (sim, voar), sendo que para esta segunda o protagonista utilizará nada menos que a máquina voadora de Leonardo Da Vinci, uma espécie de avó da asa-delta.
Outras mudanças interessantes são a variedade das armas, que aumenta consideravelmente, liberando machados, outras espadas, lanças, duas lâminas escondidas e muitas outras armas. O jogo se passa em Florença e outras cidades vizinhas.
Band Hero
Descrição:
Band Hero é a aposta da consagrada franquia Guitar Hero em um nicho mais casual, deixando um pouco de lado o rock, e abraçando o mainstream vendedor de discos. Basicamente, o que você vai encontrar aqui é um Guitar Hero 5 adaptado para uma audiência mais eclética. Quer dizer, mantém-se as estruturas, a nova possibilidade de se entrar e sair de uma “jam” a qualquer momento, de formar bandas bizarras com duas baterias ou três guitarras, etc.
Mas a Activision ainda se sente confortável para apostar na mesma premissa defendida pelas franquias atualmente: um jogo acessível para novatos, mas que não prescinde da complexidade que faz os músicos de notas coloridas mais devotados quererem gastar algumas horas a mais em frente ao console. Quer dizer, tudo basicamente igual, não fosse o novo setlist predominantemente voltado para o “pop rock” — inclua-se aí o famigerado “disneycore”, por exemplo.
Ao todo, o jogo traz mais de 65 músicas de alguns dos artistas mais populares do globo, do que de mais conhecido existe no “soft power” da indústria cultural. Entre os artistas já mencionados, aparece uma das maiores rendas de 2008: a cantora pop-contry Taylor Swift. Entre os outro “hit makers” do jogo, aparecem Avril Lavigne, Blink-182, KT Tunstall, Maroon 5, Snow Patrol, Fall Out Boy e The Killers.
Também estarão disponíveis os conteúdos para Download de Guitar Hero World Tou. Uma simbiose semelhante também é esperada quando Guitar Hero 5 der as caras. A versão para DS do jogo ainda vem munida de acessórios próprios, que pretendem deixar a experiência portátil de Band Hero algo mais convincente.
Batman Arkham Asylum
Descrição:
O Coringa se ofereceu pacificamente para ser encarcerado no terrivelmente emblemático e largamente reconhecido Arkham Asylum. É claro, algo não cheira bem nisso. Logo torna-se óbvio que o caótico vilão tem uma carta na manga, conforme ele organiza um imenso levante com algumas das maiores mentes criminosas presentes no manicômio. Ruim para o Batman. Potencialmente bom para os jogadores, que há tempos esperam por um jogo realmente bom e condizente do morcego.
Seguindo a atual preconização da indústria de games para a jogabilidade — aquela que afirma que “quanto mais simples e extravagante melhor” —, Arkham Asylum lança mão de vários movimentos típicos do herói, a maioria executada com comandos diretos. São combinações de combos, manobras acrobáticas, desarmamentos e mais toda a clássica parafernalha do inconfundível cinto de utilidades (ou “bat-cinto”, como preferirem). Isso fica bem claro na primeira fase bônus, que vai colocá-lo em um espaço reduzido atulhado de brutamontes.
A jogabilidade traz, basicamente, um desfile do herói em meio a diversos inimigos genéricos — estilo daqueles caras com gorro de lã ou capuz que fazem ponta nos quadrinhos desde... bom, desde sempre —, envolvendo tudo desde ataques diretos, até combos, ataques múltiplos (envolvendo vários inimigos) e contra-ataques. Além dos movimentos diretos, você ainda vai poder contar em vários momentos com uma ajudinha dos ambientes, espertamente engendrados para se tornarem armas em potencial.
A gama de ataques furtivos ainda conta com manobras tipicamente Splinter Cell, do tipo em que o herói se aproxima por trás e enforca o inimigo antes que este possa ao menos esboçar uma reação. É claro, sendo Batman o protagonista (o herói politicamente correto com valores a zelar), esses ataques visam simplesmente invalidar os lunáticos do cenário. Batman: Arkham Asylum ainda traz a possibilidade de se compartilhar recordes em um ranking online.
Bayonetta
Descrição:
A SEGA realizou uma importante parceria com a Platinum Games, fato que gerou frutos interessantes no mundo dos games. Com quatro projetos iniciais, a aliança entre as duas empresas fez com que games com perspectivas inovadoras aparecessem no mercado, como o título Bayonetta.
Bayonetta é uma bruxa poderosa “das antigas” que renasceu novamente para enfrentar anjos. Isso não necessariamente diz que a personagem é uma figura maligna, e sim que suas ações são executadas de acordo com suas próprias vontades, independentemente de quem concorde ou não.
A personagem principal é capaz de realizar movimentos incríveis enquanto em combate. Ataques corpo-a-corpo e tiros precisos são ações facilmente executadas por Bayonetta em uma trama retratada de maneira cinematográfica. Mesmo armas anexadas aos pés da personagem aparecem para deixar o game ainda mais com um estilo macabro.
Bionic Commando
Descrição:
Bionic Commando, jogo de 1987 que teve versões para diversas plataformas 8 bits, é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos por uma parcela da comunidade gamer. Nele, o jogador controla um herói com um braço biônico dotado de uma garra que pode prender em superfícies, conduzindo-o pelo cenário.
Vinte anos depois do lançamento do game, a Capcom anunciou uma nova versão que será lançada para os consoles da nova geração, com enredo totalmente novo e jogabilidade aprimorada. Agora, o braço mecânico do personagem pode ser usado também para atacar inimigos que estejam perto dele, bem como agarrar e lançar objetos como carros e pedregulhos.
Nesse novo game, o jogador encarna Nathan Spencer, um condenado à morte que, por ironia do destino, é o único que poderá salvar Ascension City. A cidade foi atacada por uma ameaça terrorista que abalou a estrutura de seus prédios, e por isso, apenas alguém com um braço mecânico poderá combater os terroristas.
Bomberman Ultra
Descrição:
Bomberman Ultra é um jogo de ação e quebra-cabeças desenvolvido pela Hudson Soft. O título apresenta diversas características que consolidaram a franquia, além de ser extremamente similar a versão disponibilizada para Xbox 360, Bomberman Live!
Ultra mantém a fórmula básica de seus antecessores. Jogadores embarcam em uma arena repleta de ação, em que se deve destruir paredes, coletar itens de aprimoramentos e, eventualmente, explodir seus inimigos. O jogo inicia-se em um labirinto de tijolos, mas o ambiente é significativamente alterado conforme os jogadores bombardeiam o local para arranjar esconderijos e aplicar suas estratégias.
É possível jogar com até quatro jogadores em um mesmo console ou encarar o modo online para até oito jogadores. A personalização permite diversas alterações, desde o número de oponentes até o tempo de duração de cada partida. O jogador ainda pode desfrutar de 14 locais diferentes e 16 power-ups (itens de aprimoramento) que podem ser usados em jogo.
Além disso, o jogo também permite uma vasta customização de personagens, em que o jogador pode alterar diversas características de seu avatar. Desenvolvido pela Hudson Soft, empresa responsável pela franquia, o título é essencial para fãs da série e uma ótima opção para o público casual.Borderlands
Descrição:
Borderlands é um jogo com perspectiva em primeira pessoa, mas relativamente diferente dos demais títulos do gênero FPS, pois conta com diversos elementos de RPG. Desenvolvido pela Gearbox Software, que também é responsável pelos jogos da franquia Brothers in Arms, o jogo coloca você no comando de diversas classes diferentes, cada uma com suas características próprias.
Ao todo, existem três classes diferentes: Soldier (soldado), Hunter (caçador) e Siren (sereia). Destaque para os Soldiers, que contam com uma vantagem interessante. Quem optar por estes soldados não terá de se preocupar com a aquisição de munição. Os Soldiers contam a Digital Backpack, uma espécie de mochila em que é possível obter itens físicos carregando apenas dados digitais.
Além disso, é possível fazer com que seus personagens ganhem novas habilidades, que são adquiridas conforme o jogador progride pelo game. Algumas destas capacidades ampliam o tempo de recarregamento, defesa e muito mais. Mas nada se compara a grandeza do arsenal de Borderlands.
O jogo conta com um sistema capaz de fornecer cerca de 500.000 tipos de armas diferentes. Para identificar cada uma delas, basta se aproximar e verificar atributos que aparecem na tela. Através da aparência também é possível perceber se está visualizando um rifle bom ou não. Armas com barris maiores são mais precisas, enquanto cores demonstram as propriedades especiais de cada uma delas (incendiária, corrosiva ou elétrica). O pente de munição e a mira também podem ser vistos sem dificuldade.
Fora isso, Borderlands também oferece um modo de cooperativo repleto de possibilidades. É possível pilotar veículos em dupla e alterar entre motorista e atirador enquanto joga. O jogo está disponível para PC, Xbox 360 e PlayStation 3.
Braid
Descrição:
Braid é um jogo de ação/plataforma no melhor estilo Super Mario Bros. e Donkey Kong. Antes mesmo de seu lançamento Braid já havia recebido o prêmio de jogo mais inovador da Independent Games Festival de 2006.
A prêmio celebra a jogabilidade inventiva que propõem ao jogador uma série de quebra-cabeças baseados na manipulação do tempo, além é claro dos tradicionais saltos entre plataformas que dão nome ao gênero do jogo.
A trama, que parece ter saído diretamente de uma das aventuras do encanador italiano, revolve em torno do seqüestro de uma bela princesa detentora de grandes tranças (braid em inglês).
Com tons fortes o visual remete diretamente as pinturas do holandês Vincent Van Gogh e pinceladas marcantes. Os cenários são outro destaque do título que revela imagens inundadas de cor e repletas de luz, criando uma ambientação mágica e imaginativa.
Brutal Legend
Descrição:
Brütal Legend é um jogo de ação em terceira pessoa que faz uma paródia do universo do Heavy Metal. Colocando o jogador na pele do roadie de uma banda famosa, o título traz grandes nomes do cinema e da música, como Jack Black, Lemmy Kilmister (vocalista da banda Mötörhead) e Rob Halford (vocalista da banda Judas Priest), que dublam alguns dos personagens do game.
O jogador é colocado na pele de Eddie Riggs (dublado por Jack Black), que se fere ao trocar uma corda de guitarra, deixando seu sangue escorrer e atingir a fivela amaldiçoada de seu cinto. A fivela imediatametne ganha vida, transformando-se em um monstro maligno que leva Riggs a uma dimensão na qual as almas dos seres humanos são aprisionadas.
Para defender-se dos perigos da dimensão ao qual foi enviado, Eddie Riggs pode utilizar armas como um machado e uma guitarra (ao solar com esta, você derrete o rosto de seus inimigos). Além disso, o roadie pode dirigir um veículo equipado com armas para viajar pelo extenso universo do game ou simplesmente passar por cima de seus adversários.
Burnout Paradise
Descrição:
Paradise é o quinto título da série de corrida no estilo arcade Burnout, a qual oferece uma jogabilidade agressiva à alta velocidade. Um dos principais objetivos da série é bater nos carros oponenetes, fazendo-os colidir e sair da pista — ação a que se deu o nome de takedown.
Burnout Paradise traz novidades na jogabilidade — que não é mais linear, como os anteriores — oferecendo um cenário completamente interativo. Ao invés de estar preso a menus e modos pré-estabelecidos, o jogador deve explorar a Paradise City, buscando novos eventos de corrida e aproveitando oportunidades para causar acidentes, ocasionando takedowns únicos. Todas as ações são registradas, pois o maior objetivo é ganhar a licença Burnout, o que é conseguido quando o jogador torna-se o piloto mais perigoso, destrutivo e agressivo da cidade.
Em Burnout Paradise, os acidentes são os mais devastadores da série — causando grandes deformações, capotagens e explosões dos carros — e a qualidade gráfica impressiona pelo melhor detalhamento e realismo dos elementos do cenário. Essas configurações, aliadas à nova jogabilidade, fazem desse título um jogo revolucionário e imperdível para os fãs da série, ao mesmo tempo que mantêm um desafio apropriado para iniciantes nas aventuras devastadoras de Burnout.